
Mel Mineiro
Da Flor do Café


Mel da Flor do Café
Mel da Flor do Café
As abelhas estão sumindo!!!!
Clique no vídeo abaixo e leia abaixo para saber da a importância desses insetos.
Propriedades do Mel
Clique Aqui

Qual é a importância das abelhas para o meio ambiente?
Esses insetos são responsáveis por 80% da polinização em todo o planeta...
De acordo com Patrícia Drumond, pesquisadora da Embrapa-Acre, cientistas estimam que as abelhas são responsáveis por quase 80% da polinização das plantas cutivadas do planeta. “Polinização é a transferência de material genético da parte masculina para a parte feminina da flor”, explica a pesquisadora. Ela conta que esse é um processo importante na formação de frutos em diversas plantas.
“Um exemplo interessante é o café. Quando cultivado perto de mata, há um aumento de até 15% na produção de grãos”, destaca Patrícia. De acordo com a pesquisadora, esse aumento se deve à presença das abelhas. Mas ela deixa claro que outros animais, como aves, mamíferos e insetos, além de fenômenos naturais, como vento e chuvas podem também espalhar o pólen das flores.
Além desse papel, algumas espécies de abelhas também são responsáveis pela produção de mel. Além de ser um alimento saboroso e com grande quantidade de energia, a substância serve de base para a geração de renda em diversas regiões do país. Tanta importância aumenta a preocupação com a preservação desses insetos. “A manutenção da vegetação natural e a redução do uso de produtos químicos na lavoura são estratégias importantes que permitem a conservação dos polinizadores e da biodiversidade no planeta”, comenta.
Se esses cuidados não forem tomados, os resultados podem ser desastrosos. “Com a extinção das abelhas ou a redução da sua área de distribuição geográfica observaremos uma diminuição na quantidade e na qualidade de frutos e sementes produzidos e, consequentemente, na produção mundial de alimentos”. Fonte: RedeGlobo
Vôo nupcial da rainha
No período de abril a junho, uma semana após a formação completa das asas, a rainha está pronto para acasalar. Então, inicia-se o preparativo para vôo nupcial. A abelha rainha muda a alimentação de geléia real para o mel e diminui seu peso corporal. Escolhe um dia quente e ensolarado e após a andança dentro do ninho, sai voando. Em um determinado ponto no céu, os zangões (machos) dos outros enxames ficam revoando à espera da rainha. É notável que tanto a abelha rainha como zangões em cio, não demonstram qualquer interesse dentro do ninho. Após a saída do ninho, durante a revoada é que acontece o acasalamento.
Os zangões morrem depois de cumprir a tarefa.
Geralmente os zangões ficam circulando dentro do ninho sem fazer qualquer atividade e se alimentam pouco, mas no dia do acasalamento, ele se alimenta bastante de mel e sai do ninho à procura da abelha rainha. O acasalamento acontece na forma de o zangão montar na costa da abelha rainha e acontece a cópula. No entanto, os zangões que conseguem a façanha terão morte certa e rápida, pois seus órgãos genitais ficarão presos no corpo da rainha.
A cópula da rainha não é somente uma vez.
A rainha continuará a copular com quantos zangões forem necessários para diminuir a consangüinidade entre zangões do mesmo enxame. Quando não consegue obter espermatozóide suficiente, a rainha repete a revoada nupcial.
A rainha produz os ovos na sua vida inteira
Ao regressar de seu vôo nupcial, a rainha começa a a colocar os ovos. Este processo se dá no compartimento onde as abelhas operárias prepararam para esse fim. No pico da postura a rainha põe 1.500 a 2.000 ovos ao dia, isso significa desova de 2 a 3 ovos por minuto. A rainha depois de retornar do acasalamento, com exceção da época de verão e inverno, jamais sairá novamente da colméia, permanecendo na sala de postura, botando ovos diariamente até aproximar a sua morte.