top of page

6 dicas para encontrar um ótimo mecânico

Quem é apaixonado por carro sabe a ansiedade que dá ter que levá-lo ao conserto. Não só pelo dinheiro que será gasto ou o tempo que o carro ficará na oficina, dependendo do problema, mas pela incerteza de como o veículo será tratado. Pensando nisso, antes de sair abandonando o carro em qualquer oficina, é muito importante pesquisar para encontrar um profissional que tratará o seu xodó como se fosse dele. Vamos então a 6 dicas para encontrar um ótimo mecânico. 

PEGUE SUGESTÕES COM AMIGOS OU EM FÓRUNS ON-LINE 
 

Naquele papo informal, entre uma risada e outra é possível encontrar grandes dicas de onde encontrar um bom profissional. Também pode-se saber onde nunca levar o seu carro, pois má fama corre rápido e distante. Com certeza se um amigo teve um bom trabalho feito em seu veículo irá ter mais consideração para indicar. É sempre bom também saber qual amigo tem fama de bom conselheiro, afinal, existem os contadores de vantagens que dizem que tudo o que fizeram saiu bem feito. Peça conselho a amigos sensatos. Também os fóruns de discussão na internet são um ótimo jeito de conhecer alguns aspectos importantes. Fóruns costumam ser reduto de pessoas que entendem, ou que já passaram por problemas semelhantes.

01

02

Problemas elétricos
 

Há oficinas muito boas, mas sempre que possível vá a uma que seja especializada no seu tipo de carro e, se possível, na marca. No caso de carro, quem sempre faz a mesma coisa em matéria de conserto costuma fazer melhor.

03

Ao encontrar uma oficina, faça um teste com reparos menores
 

Para ter a certeza da honestidade da oficina e de quem trabalha no local, leve o carro para reparos pequenos. Se quiser fazer um teste bem específico, desligue um fio ou solte um parafuso para ver o que o mecânico ira indicar, pode ser uma boa maneira de confirmação. Honestidade nesse meio conta muito, pois não adianta pagar menos se o problema que o mecânico “encontrar” nem existir. 

04

Encontre estabelecimentos com boa rotatividade de clientes

Você pode encontrar anunciar em nosso classificados de veículos, mas é sempre bom conferir pessoalmente. Se houver grande quantidade de veículos em bom estado entrando e saindo da oficina, é sinal de que é um lugar respeitado e com boa fama. Mas se você vir carros velhos e consertados pela metade na frente do estabelecimento, principalmente por muitos dias, evite esse lugar.

05

Saiba o tipo de peça usado no seu carro

Faça uma pesquisa prévia para saber quais peças e de que marcas seu carro usa, para assim ter um parâmetro na hora de ver quais serão colocadas. Uma boa dica é levar alguém que entenda de carros para visualizar se há peças reaproveitadas e que possam ser empurradas para você como novas. Faça uma lista de peças e esteja pronto. Se possível, visite duas ou mais oficinas para ouvir e comparar o que cada mecânico fala.

06

Observe o aspecto da oficina e conheça os mecânicos

Oficina não precisa ser suja e desorganizada. Durante muito tempo se acreditou que oficina cheia de peças e com graxa para todos os lados era sinal de lugar bastante procurado. Esqueça isso! A limpeza e organização do ambiente demonstra que este será o mesmo tratamento com seu carro, pois quem não cuida do próprio lugar de trabalho não saberá cuidar do que é dos outros. Veja como os mecânicos se portam: se são simpáticos mais focados, ou se são muito brincalhões e distraídos. É importante que sejam gentis e amigáveis, mas que isso não signifique displicência. Tire um tempo para conhecer e saber quem ficará responsável pelo seu carro.

Analisar o serviço de uma mecânica não é muito diferente dos cuidados na hora de fazer uma boa compra: é necessário muita pesquisa e avaliação de cada detalhe, do atendimento à oferta. Então, na hora de procurar um mecânico para o seu carro, lembre-se de prestar atenção às dicas que você aprendeu aqui – assim, você só aumenta as chances de você colocar seu automóvel em boas mãos

bottom of page